"...A começar em mim, prometo a meu Senhor
Que a cada passo que eu der, e seja onde for,
A cada momento estarei vivendo em plena paz e amor.
Haja Paz na Terra, a começar em mim."
Haja Paz na Terra, a começar em mim."






É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país, mesmo sem muitas vezes terem conhecimento do que estejam ouvindo ou dançando. Mas qual a influência dessas músicas no desenvolvimento da criança? De que modo a letra de uma canção pode influenciar o comportamento infantil?
Caricatura de Zé Bonitinho, personagem humorístico da TV brasileira
No dia Mundial de Combate a AIDS, em se tratando de prevenção, é bom reafirmarmos a importância de algo muito importante: Auto-estima. Auto-estima é a estima que somos capazes de ter por nós mesmos, é o quanto nos valorizamos, nos queremos bem, nos aceitamos como somos. Poderíamos dizer que é a junção do amor próprio e da autoconfiança, fundamentais na hora de negociar o sexo seguro, com uso da camisinha. Quem não se ama o suficiente sempre estará mais vulnerável em muitos momentos a negligenciar consigo próprio/a e com os outros, atraindo diferentes situações de risco. Ter projetos de vida, confiar na vontade de realizá-los, na capacidade de conquistar o que se quer, só é possível se houver esse auto-amor. Sem isso é claro que nos distanciamos muito das possibilidades da felicidade que desde cedo sonhamos. Sexualidade, prevenção e auto-estima, andam de mãos dadas. Quando temos auto-estima valorizamos a vida – a nossa e a vida das pessoas que gostamos. Quem ama a própria vida, se cuida e, na hora do sexo quem se cuida mesmo, USA CAMISINHA!

O Filme "Juntos Pela Vida" apresenta Queen Latifah (indicada ao Oscar® por Chicago) na empolgante história da jornada de uma mulher à beira da auto-destruição e do desespero, e sua inspiradora luta para reconquistar sua dignidade e sua família. Ana é uma portadora do vírus HIV, ex-drogada do Brooklyn, que luta desesperadamente contra seu passado e para acertar as coisas em sua vida. Para tanto, se envolve com um grupo de voluntários que dão suporte à pessoas como ela. Inspirado em fatos reais, Juntos Pela Vida é um conto tocante sobre amor, perda e perseverança. Vale a pena reunir a galera e fazer uma sessão pipoca no CAJ da sua cidade. Depois do filme regado a pipoca, podem rolar umas reflexões bem interessantes. Fica ai a nossa sugestão. Divirtam-se!!!
"Esse e outros vídeos do "O que realmente importa" é um projeto dos adolescentes multiplicadores de prevenção às Dsts/AIDS e Drogas, fruto do trabalho de uma ONG que esteve em algumas escolas de Belo Horizonte e que organizou isso. O projeto foi muito importante para nós e continua sendo, pois quando a gente sabe com quem está mexendo a gente sabe o grau da prevenção que a gente precisa ter. Como diz a música: Cuidado cuidado se não você dança"
1º de dezembro - dia de comemorar
Em 1999, a Organização das Nações Unidas designou, oficialmente, o 25 de novembro como Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher. A data relembra o assassinato das irmãs Mirabal, ativistas políticas da República Dominicana, a mando do ditador dominicano Rafael Trujilo, no dia 25 de Novembro de 1960. Esta data visa lembrar as pessoas que, em todo o mundo, pelo menos uma em cada três mulheres já foi agredida, forçada a ter relações sexuais ou sofreu algum tipo de abuso ao longo da sua vida, geralmente por parte de alguém conhecido. 
Adolescer é tomar mais sorvete e menos sopa. É dar longa caminhada sem se preocupar com o trajeto. E fazer mala pequena ou não ter bagagem alguma. E não ter pressa, pois sabemos que temos uma vida pela frente, ou ter pressa demais porque achamos que não temos um minuto a perder. É ter mais problemas reais e nenhum problema imaginário, ou ter problemas imaginários demais e nenhum problema real. Ou não ter problema algum. Porque adolescer é dar-se o luxo de mudar de opinião o tempo inteiro, é poder ter uma crise pela manhã, pois o amor da sua vida te deixou e você nunca mais irá amar, mas sair a noite e acabar conhecendo o grande amor da sua vida que você irá amar sempre até morrer. Ou até uma próxima manhã.
(Depoimento)