18.12.09

A Síntese do "Fica"...


Gifs Animados
Existem vários tipos de relacionamentos afetivos, mas o ficar é o mais presente hoje entre os adolescentes. Ficar é um relacionamento ocasional, na maioria das vezes com duração de algumas horas durante uma festa ou num momento de diversão. A prática mais comum envolve beijos, abraços e carinhos, tendo como característica importante a não implicação de compromissos futuros. É sempre visto como algo passageiro, sem conseqüências ou envolvimentos.
A galera diz que existem vários tipos de fica. Segundo os adolescentes tem o “ficar ficando”, o “ficar por ficar”, o “ficar-prévia-namoro” (apesar de dizerem que namoro é palavra em extinção). Tem também um "ficar meio fixo", pelo que entendi, algo que acontece com os mesmos parceiros/parceiras de fica, que só ficam entre si, mas que não é namoro (entendeu?).
O que de cara sabemos é que ficar é algo que não implica em compromissos, o que aliás, tem muito a ver com essa fase da vida, já que adolescentes não estão prontos mesmo pra assumir grandes responsabilidades. É por isso também que encaram a prática com muita naturalidade.
Outra coisa é que existe uma diferença entre meninos e meninas quanto à preferência ou não de “ficar”. Geralmente os meninos são mais adeptos desse hábito enquanto que as meninas preferem namorar a ficar. Talvez isso demonstre que as meninas amadurecem mais cedo que os meninos.
Seja qual for a preferência entre os sexos, o ficar é um modo de explorar e experimentar sentimentos, parceiros e situações de escolhas para tomada de decisões que exigem mais responsabilidade, pois muitos desses adolescentes relatam que o ficar é um primeiro contato que poderia de fato levar a um namoro.
Por mais conservador que possa parecer nos dias de hoje, existe certa recriminação em relação àqueles que “ficam” com freqüência, principalmente para as meninas, pois elas são vistas como “galinhas”, “não-sérias”, "piriguetes", “não confiáveis”, passíveis de rejeição tanto por parte dos meninos como das próprias amigas.
Melhor é não dar muita vazão ao que os outros pensam ou falam. Todo lugar existe luz e existe sombra... Como disseram na nossa última Oficina do Fica: "quem fica parado perde tempo".
O importante é ter cautela e saber se prevenir. O ficar pode ser passageiro ou durar o tempo que for mas, o se cuidar é sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário