15.12.09

Você sabe o que é a Descriminalização do Aborto?


Descriminalizar é fazer o Aborto deixar de ser um crime, ou assunto de polícia, onde o resultado pode ser até a prisão, para ser, simplesmente, assunto de SAÚDE PÚBLICA. Deixando de ser considerado crime, envolveria o apoio psicológico fundamental para a mulher nesse momento, assim como informações adequadas sobre contracepção, sobre o direito da mulher de optar pela interrupção ou pelo prosseguimento da gravidez e, em caso de escolher pelo aborto, ter o direito de fazer esse procedimento nas condições de segurança e higiene que a medicina pode oferecer.

Nenhuma mulher gosta de fazer aborto. Não existe nenhum prazer nisso, muito pelo contrário. Em geral essa é uma decisão emocionalmente dificil para a maioria das mulheres. Mas a escolha é unicamente dela, não deve ser imposição estatal, religiosa ou social. Com o exercício da liberdade de decidir sobre o próprio corpo, será principalmente a consciência da gestante que dirá a ela o que fazer. Acima de tudo é a vontade de cada mulher que deve ser respeitada.
(O vídeo acima compõe a 5ª parte do debate que foi ao ar no Programa Canal Livre, sobre o tema "Legalização do Aborto". Você pode assistir as outras partes no YouTube. Um debate muito interessante entre diferentes pontos de vista da Igreja x Ciência, a respeito desse tema sempre tão polêmico, mas que precisamos como cidadãos, abrir a mente para refletir, compreender e nos posicionar. Vale a pena assistir!)

Neste sentido consideramos que o Aborto deve ser tratado como uma questão de Saúde Pública, jamais como matéria de Direito Penal.
  • Defendemos a descriminalização do Aborto;
  • Defendemos a criação de políticas públicas justas para cuidar da saúde da mulher;
  • Defendemos o planejamento familiar;
  • Defendemos o direito da mulher a escolha da maternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário